Se o Próprio Deus Não Desistiu de Mim, Quem Sou Eu para Desistir?
- aluzdaescriturasag
- 14 de mai. de 2025
- 4 min de leitura
Quantas vezes já pensamos em desistir? Quando as forças se esgotam, os dias parecem cinzentos, e o coração se enche de dúvidas, é fácil pensar que não tem mais jeito. Mas nesse exato momento, uma verdade eterna nos alcança: Deus não desistiu de você. Ele te viu no ventre da tua mãe. Te escolheu antes do tempo existir. Caminhou contigo em silêncio nas noites em que você chorou. E mesmo quando você errou, Ele estendeu a mão com graça e misericórdia. Se o Criador dos céus continua acreditando em você, quem é você para se abandonar? Não importa quão falho tenha sido seu caminho, há um futuro sendo costurado pelo amor d'Aquele que nunca perde a esperança.
Levante-se! Há propósito em você. Há promessa sobre sua vida. E há um Deus que não desiste. Então, continue.

Em certos momentos da vida, o fardo se torna tão pesado que a ideia de desistir parece uma alternativa plausível. A alma se cansa. As emoções oscilam. A mente, sobrecarregada pelas pressões do cotidiano, pelas cobranças internas e pelas dores não ditas, começa a sussurrar frases perigosas: "Não vale mais a pena." "Eu não consigo." "Talvez seja melhor parar por aqui."
É nesses dias escuros, quando as forças emocionais e espirituais parecem escassas, que precisamos lembrar de uma verdade eterna, profunda e absolutamente transformadora: Deus não desistiu de você. Nem ontem. Nem hoje. Nem vai desistir amanhã. Ele viu você antes que o mundo conhecesse o seu nome. Ele te pensou antes que o tempo fosse contado. E mesmo conhecendo cada detalhe da sua história; suas falhas, suas dúvidas, seus rompimentos, suas cicatrizes e as suas dores que ninguém mais viu, Ele continua acreditando em quem você pode se tornar.
É um Deus que ama sem desistir. Um Pai que mesmo quando você se esconde permanece te chamando pelo nome. Um Senhor que mesmo quando você falha não revoga Suas promessas sobre a sua vida.
Na linguagem da psicologia aprendemos sobre a importância do autocuidado, da autocompaixão, do olhar gentil para si mesmo; esse já é o objetivo e o cuidado de Deus para sua vida; na verdade, já estava presente no coração de Deus. A graça é a expressão divina da compaixão. E essa graça diz: "Eu sei quem você é, e ainda assim, Eu continuo aqui."
Então, a grande pergunta ecoa: Se o Criador dos céus e da terra não te abandonou, quem é você para se abandonar? Quem é você para desistir do caminho que Ele mesmo começou a trilhar contigo? Não importa quão fragmentado esteja o seu interior, Deus trabalha com cacos. Ele é especialista em reconstruir o que parecia perdido. E Ele não apenas te ama e investe em você.
Por isso, levante-se. Mesmo que seja devagar. Mesmo que com lágrimas. Levante-se porque há propósito no teu respirar. Há uma missão sendo tecida nos bastidores do céu. Levante-se porque a esperança de Deus em você não expirou.
Você é obra inacabada nas mãos do Oleiro. E o Oleiro não desiste do barro. Ele o transforma.
E ELE te diz “Eu Ainda Estou Aqui”; Em Filipenses 2:13, " Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade". Às vezes nos sentimos indignos, fracos, vazios e até sem forças para orar. Mas mesmo nesses momentos, o Espírito Santo intercede por nós com gemidos inexprimíveis (Romanos 8:26). Isso significa que Deus não se ausenta quando estamos fracos. Ele se aproxima.
Se Ele que conhece o mais íntimo do nosso coração não desistiu de nós, por que permitiríamos que o desânimo nos dominasse? Hoje, ouça essa voz suave que sussurra ao seu espírito: “Eu ainda estou aqui.” Essa voz é d’Ele. Ele nunca mente. Continue firme. O Deus que começou a boa obra em você vai completá-la.
Eu Não Vou Desistir. Ele não desistiu de mim.
Se o próprio Deus, Santo e Perfeito,
ainda crê no barro imperfeito que sou,
quem sou eu, poeira de estrada,
para me enterrar antes do tempo?
Se Ele viu em mim algo que nem eu vejo,
se Ele me chamou por nome
quando ninguém mais me chamava…
como posso virar as costas para mim mesma?
Eu vou continuar com lágrimas,
talvez com tropeços, quem sabe.
Mas com fé. Sempre com fé.
Porque Aquele que não desiste está me ensinando a não desistir.
Cinco Razões para Você Não Desistir de Si Mesmo
Deus ainda está trabalhando em você. (Filipenses 1:6). Você não é um projeto abandonado, mas uma obra em construção.
As quedas não definem o seu valor. Pedro negou Jesus e foi restaurado. Deus não vê o fim onde há recomeço.
Seu passado não é maior que o sacrifício de Cristo. A cruz é prova de que ninguém está além da redenção.
Você tem um propósito único. Há pessoas que só você poderá alcançar com seu testemunho.
Deus te ama com amor eterno. (Jeremias 31:3). Nada pode te separar desse amor nem os seus próprios erros.
Se Deus não desistiu, você também não pode desistir. Respire fundo, ore, e siga em frente. A história ainda está sendo escrita e o Autor é fiel.




